sexta-feira, 3 de julho de 2009

SARAVÁ SEU ZÉ PILINTRA



“Zé Pilintra, Zé Pilintra

Boêmio da madrugada

Vem na linha das almas

E também na encruzilhada

Amigo Zé Pilintra

Que nasceu lá no sertão

Enfrentou a boemia

Com seresta e violão

Hoje na Lei de Umbanda

Acredito no senhor

Pois sou seu filho de fé

Pois tem fama de Doutor

Com magia e mirongas

Dando forças ao terreiro

Sarava Seu Zé Pilintra

O amigo verdadeiro”

Esta entidade começou sua missão aparecendo no culto à Jurema, ou Catimbó, na região Nordeste do país, onde estes espíritos eram chamados de Mestres. E, por ter esta característica, Zé Pilintra não aparece em uma gira específica na Umbanda, podendo se apresentar na Linha de Exus, Baianos, e em certos casos, nas de Pretos-Velhos.

Os espíritos da falange de Zé Pilintra são espíritos desencarnados há muitas décadas, que passaram a realizar trabalhos espirituais dentro da Umbanda, na prática da caridade e para o progresso do ser humano.

Com o passar do tempo, Zé Pilintra passou a ser visto na Umbanda como o Chefe da falange de Malandros, por apresentar-se como um espírito "boêmio", "malandro" e brincalhão, que apesar dessas características, trabalha com seriedade, abrindo caminhos, resolvendo problemas financeiros e demais mazelas do consulente, tendo sempre uma palavra amiga, uma ajuda, um trabalho de caridade.

A falange de Zé Pilintra quando incorporados em seus médiuns podem se apresentar de forma brincalhona, dançando muito, elogiando e apreciando as mulheres presentes; mas, por outro lado, em determinados momentos, ficam sérios, parados e apoiados em sua bengala, analisando e observando o movimento ao seu redor.

As vestes nas quais, normalmente, se apresentam os espíritos que compõem essa falange, são o terno branco e gravata vermelha, cravo na lapela, chapéu panamá, com fita vermelha.

Zé Pilintra é uma das Entidades mais ecléticas da Umbanda e para alguns é considerado um Exu, embora não o seja, conforme ele mesmo muitas vezes chega a frisar. Tal comparativo acontece pelo fato de que Zé Pilintra não tem gira específica, manifestando-se muitas vezes nas giras de Exu, confraternizando e realizando trabalhos juntamente com estas entidades, utilizando a mesma energia que seus “compadres” exus para combater e cortar as energias negativas presentes no ambiente.

Zé Pilintra trabalha na prática da caridade, pregando que cada um colhe o que planta, e que o plantio é livre, mas a colheita obrigatória. Seu trabalho realiza-se no âmbito material e espiritual, pregando a igualdade entre os homens e as religiões existentes, já que fundadas todas elas no princípio de que todos somos espíritos em evolução, em graus evolutivos diferentes e, que através da ajuda mútua, nos aproximaremos dos valores reais divinos e vindos dos planos superiores.

Zé Pilintra costuma ser homenageado em festas em que confraterniza com os consulentes e convidados, atendendo a todos sem distinção de raça ou credo, ou condição social

Existem algumas histórias pessoais sobre Zé Pilintra, de que ele viveu no Nordeste, ou no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, berço da boemia carioca. Não podemos esquecer que as linhas da Umbanda são compostas por vários espíritos, cada um com sua história de vida e encarnações sucessivas, a todos sendo devido respeito pela sua condição de espírito de luz e trabalhador nas searas da caridade.

39 comentários:

  1. Você deve ler a Bíblia, e sabera a verdade.
    Jesus Cristo de Nazaré é o único Rei dos Reis e Senhor dos Senhores ! TODO PODEROSO, início e fim derrotou satanás e seus e seus demônios como zé pilintra!
    Não houve, não há e não haverá nada nem ninguém Maior, mais Forte e mais Poderoso do que o Senhor Jesus. Para todo sempre Amém !!!

    ResponderExcluir
  2. eu sou umbanda e essa pesoa vam tudo toma no cu

    ResponderExcluir
  3. Senhores,
    Acima de tudo, vamos manter o respeito. Pela crença e integridade física de cada um.
    O que importa é a ideia que se passa, o conhecimento, os ensinamentos. Independente da linha ou religião que se segue.

    ResponderExcluir
  4. Sou umbanda e respeito todas as outras crenças,
    se vc é contra alguma coisa , não tivesse entrado nesse site para ofender aqueles que seguem e tomam suas lições com respeito.

    ResponderExcluir
  5. SÓ JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA... PILINTRA VEM DE PILANTRA .. CONVERTAM-SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Reflitir: O preconceito assim como o medo advém da falta de conhecimento,apesar das divergências religiosas impostas pelo próprio homem na sua vaidade, toda instituição religiosa alcança o mesmo objetivo que é o amor a Deus e ao próximo, a única diferença é forma como cada um expressa sua fé...

      Excluir
  6. Eu sou ubanda, respeitem as religiões dos outros para ser respeitados,se ñ gosta ou ñ acredita ñ tem o porq de entrar neste site.

    ResponderExcluir
  7. lendo os textos acima fico muito triste de ver que as pessoas não respeitam o livre hárbitreo que o propio senhor jesus deu. Portanto se o criador me permite acreditar eu acredito e sou prova viva que ele existe!!!
    saravá seu Zé Pilintra e abra os olhos e caminhos daqueles que te veêm mal.

    ResponderExcluir
  8. CARA JÁ QUE VC É EVANGÊLICO O QUE VEIO FAZER EM UM SITE ESPÍRITA, VEIO APRENDER COM A GENTE?
    SAI FORA E RESPEITE A NOSSA RELIGIAO..
    SALVE SEU ZÉ !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que não há necessidade alguma de ofender a crença dos outros, afinal Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua.....
    Saravá seu Zé...

    ResponderExcluir
  10. ISSO MESMO POVO DE DEUS VAMOS CONTINUAR PREGANDO O EVANGELHO.RUMO AO CÉU.ZÉ PILINTRA ESTA AMARRADO,ACORRENTADO E QUEIMADO EM NOME DO SENHOR JESUS. O SANGUE DE JESUS TEM PODER!. TODAS AS OBRAS DE MACUMBA,FEITIÇARIA,MAGIA NEGRA ESTÁ TUDO DESFEITO EM NOME DO SENHOR JESUS.ZÉ PILINTRA É UM DERROTADO É UM DEMONIO E JÁ CAIU POR TERRA EM NOME DO SENHOR JESUS.SÓ JESUS SALVA.

    ResponderExcluir
  11. A bíblia diz:"COM A MEDIDA COM QUE JULGARES, SERÁS TAMBÉM JULGADO" ..Vocês seguem cegamente a bíblia, A mesma, Que é MUITO contraditória. Vocês precisam aprender a deixar de serem Robozinhos de pastor, E ter vida própria. JESUS NUNCA viveu em templo. Ele apregoava ao povo, nas montanhas.

    ResponderExcluir
  12. O IRMÃO ADOREI A HISTÓRIA DE ZÉ PILINTRA PARABÉNS

    ResponderExcluir
  13. Salve a Zé Pilintra salve a toda malandragem.

    ResponderExcluir
  14. Somos Umbandistas c/mto orgulho sim!!!!!!!
    SARAVÁ IRMÂOSZINHOS EVANGELICOS!!!!!!
    LEMBREM-SE SOMOS TODOS IRMÃOS!!!!!
    FIQUEM QUIETINHOS NA SUA BANDA, QUE DA NOSSA NÓS
    CUIDAREMOS!!!
    VÃO DAR PATACO P/O SEUS PASTORES!!!!
    SARAVÁ TOSOS OS ORIXAS E AS SETE LINHAS DE
    UMBANDA!!! SARAVÁ SEU ZÉ PILINTRA!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Amarrado e repreendido em Cristo!

    ResponderExcluir
  16. esse povo das igrejas acham que podem simplesmente entrar em um site e criticar a crênça das outras pessoas!. eu tenho 15 anos! a 5 anos atrás eu era da igreja assembléia de Deus! esse ano voltei para a umbanda. poois é ali que eu me sinto bem!. eu acho que vcs devem abrir os olhos e enxergarem que nem tudo o que os pastores pregam é verdade!. estudem mais a biblia e verás que tudo isso é exagerado! e parem de ofender e criticar a religião das outras pessoas! como cristões vcs devem obedecer a biblia que é a palavra do próprio Deus! entum leiam 1° corintios e vejam que está escrito que se nóis nos julgassemos a nóis mesmo não seriamos julgados!. e fiquem todos com Deus.


    aaah!. já ia me esquecendo!

    Salve a Malandragem!
    Salve Zè Pilintra!

    ResponderExcluir
  17. esse povo pensa que sabe de tudo,em corintus o apostolo paulo fala:conhecereis de tudo e reteis as coisas boas,mais os que se dizem evangelicos so sabem criticar! e so tenho uma coisa pra dizer tira o cisco do meu olho mais antes tira a crava do seu!
    sou umbanda e kinbanda tenho liberdade de escolha dada por deus e nenhum crente metido a besta pode me tirar isso!
    saravá se ze pilintra!

    ResponderExcluir
  18. Belo artigo. Parabéns.

    Não conhecia ainda essa história. Um dos maiores arquétipos brasileiros, que todos conhecem mas não lembram bem de onde, como aquele senhor no canto do bar, que mesmo sem falar nada chama a atenção e demonstra experiência, profundo conhecimento da vida e o sorriso malicioso brasileiro.

    Viva a cultura e a diversidade religiosa. "A casa de meu pai tem muitas moradas".

    E aos evangélicos fanáticos: Tá amarrado em nome de quem? Jesus foi o maior mestre, e não um merda como você que separa, julga e discrimina. Sabe o que é o mais engraçado? Você diz tantas coisas, se priva tanto e ofende outras pessoas por uma crença que você nunca estudou ou analisou.

    Se são preguiçosos o suficiente pra confiarem a alma a um pastor que diz que aquilo é verdade e só por "adorarem o deus certo" estão salvos, espero que decepcionem-se muito quando forem jogados no inferno reclamando que foram enganados (Leiam Matheus Cap. 7).

    (Para você que iria me responder: Há várias mensagens e várias maneiras de entregá-las. Às vezes, a mais dura é a mais indicada. Atores mentem para dizer a verdade...)

    ResponderExcluir
  19. tem cada cara idiota neste mundo kkkk enquanto ele fica infernizando apesar de se dizer "evangelico" tem outro cara na casa dele comendo a cabeludakkkkkk.
    sarava seu Zé...salve salve meu padrinho Zé Pilintra...

    ResponderExcluir
  20. sarava seu zé pilintra, cada um faz o q acha melhor cada um sabe o q é serto e o q é erado creia do seu jeito q eu creio do meu respeito a todas as religiões porrisso respeite a minha.

    ResponderExcluir
  21. paz na terra para os homem de boa vontade
    saravá zé pilintra
    meu grande amigo

    ResponderExcluir
  22. Caros Irmãos, antes de qualquer coisa somos todos filho de um mesmo Deus; fico,além de triste, bastante preocupado com pessoas que demonstram intolerância no que tange não só a religião, mas a cor, raça, opção sexual entre outras coisas, pasmem irmãos, fiquei sabendo outro dia que uma irmãzinha umbandista teve problemas de ordem profissional como o seu chefe por ser espirita, pode isso? Além de demonstrar grande grau de despreparo como profissional também demonstrou deconhecimento pela e desrespeito pela pessoa humana.
    Quanto a pessoas que pertencem a outras religiões, sejam bem vindas ao nosso site, porém guardem suas críticas negativas para vocês, pois nunca vi um espirita entrar em seu templo para falar mau de sua religião ou angariar fieis para o espiritismo e pode acreditar que nós espiritualistas somos tão filhos de Deus como vc e que muito ao contrario do que vc pensa não fazemos só o mal, é que as obras boas que nós fazemos é de coração e não precisamos sair por ai fazendo propagandas na intenção de nos inaltecer.
    Muito Axé a todos.

    Valdemar Marcos Rodrigues
    Espiritualista (Candomblé- Ketú),Advogado e Militar.

    ResponderExcluir
  23. Tenha paciencia essas pessoas são ignorantes.
    Quem voce acha que é para julgar oque é certo e errado ? Quem é voce para julgar uma CULTURA.
    Cultura amigo não se discute.Concordo que somos Todos Filhos de DEUS. Mas concordo de uma maneira diferente da sua.

    ResponderExcluir
  24. meus amigoa essas pessoas sao todas loucas,cuidamos nos de nossa religiao e mandamos esses evagengelicos procurar o que fazer eles mal sabem da sua propria religiao imaginem da nossa sou filha desse maravilhoso malandro e sou muito feliz e nada nem ninguem vai me fazer mudar de religiao,vcs evangelicos vao procurar o que fazer vao para as suas igrejas orarem bastante pra ver se no dia do juizo final voces vao ta todos de cara com nos umbandistas,sou de belem do para e muito honrada por ser filha de ze pilintrameu malandro,amigo fiel pra todas as horas salve meu pai e amigo ze rilintra......

    ResponderExcluir
  25. Savara Seu Zé!
    Que esta entidade de luz continue nos orientando e ajudando sempre. Só não entendo pk pessoas que não acreditam ou não gostam da umbanda acessam esses sites e ainda perdem seu precioso tempo postando comentarios...mas vão aprender alguma coisa k preste e k seja util p a evolução da sua alma.

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente uma Boa Noite a Todos!

    Zé pilintra é uma entidade de luz que trabalha
    tanto na direita como na de esquerda ele vem para ajundar os necessitados! agora oque me
    admira é a falta de respeito que outras pessoas tem com a nossa religião eu acredito
    no poder e na força do Senhor Zé Pilintra e espero que ele esteja sempre comigo, mais oque me deixa mais chateado é ler as pessoas postando varias coisas sem nem ao menos saber o fundamento da umbanda mais desde já agradeço pelo espaço e fiquem todos com Deus.

    SARAVA SEU ZÉ PILINTRA UM AMIGO VERDADEIRO ♫

    ResponderExcluir
  27. Voces nao irao para o paraiso porque sao evangelicos e dao dinheiro para o pastor ..
    Ou vcs acham mesmo que o dinheiro que sai dos seus bolsos sao para Deus ?
    Vcs irao para o ceu pelas suas atitudes ..
    Que Ze Pilintra e todos os outros criticados por voces,ignorantes,nao de atençao a suas palavras estupidas,pois voces nao sabem oque dizem ..
    Que o Mestre Jesus tambem nao de ouvidos a suas acusaçoes,irmaos ...

    Mutumba axé,axé ó

    ResponderExcluir
  28. Gostei da observação: o semear é livre, mas a colheita é obrigatoria.

    ResponderExcluir
  29. nossa como o povo evangelico entra com frequencia no site espirita ...

    ResponderExcluir
  30. Engraçado que na igreja o pastor fica gritando quem da 100 quem da 200 quem 1000 e ainda
    ficam nas ruas dos bairros do Rio de janeiro
    Fazendo com que alguns entrem para o evangelismo mais na UMBANDA não ficamos nas ruas distribuindo papeis ou jornais
    respeito todas as religiões nada contra só
    acho que cada um tem seu lado espiritual e deve respeitar a religião do próximo.....
    PARA OS EVANGÉLICOS UM PERGUNTA

    NA UMBANDA NÃO SE COBRA POR CARIDADE .

    E NA IGREJA O PORQUE DO DIZIMO ?

    LAROYÊ EXÚ AMOJIBÁ SARAVÁ SEU ZÉ PILINTRA

    ResponderExcluir
  31. evangelicos vc ja pagaram os 10% PARA O PASTOR CUIDADO ELE VAI COMER A TUA MULLER

    ResponderExcluir
  32. Meu tio era evangelico safado ele pegava as irmas da igreja e calocavam elas para mama na rola dele porque elas nao pagavao 10% para igreja cuidado com tua

    ResponderExcluir
  33. Rogério Nunes de Andrade28 de outubro de 2011 às 13:41

    Eu vejo e fico imaginando, como pode uma pessoa ser evangélico e ficar atormentando as pessoas que são espiritas ? Acho que todos vocês deviam ter mais respeito por todas as religiões existentes, e não ficar insistindo em pregar e ficar falando abobrinha para quem não quer ouvir a sua pregação, vai pregar na sua igreja que lá também tem alguém que precisa de caridade e ajuda assim como você . . . Salve seu Zé Pilintra . . . Que seu espirito iluminado sempre continue crescendo no caminho da luz e da humildade . . . Salve a umbanda de luz e todos nossos orixás . . .

    ResponderExcluir
  34. quem diz ser evangelico e porque nao conhece a biblia direito,antes de falar da umbanda olhe para o seu rabo pq crente sao todos falsos falam mal da umbanda mas procuram sempre ir em algum terreiro.que nosso pai oxala tenha pena de vcs q n sabem o q falam

    ResponderExcluir
  35. sarava seu ze pilintra parabens lindo testo ass seco

    ResponderExcluir